Uma das ideias que guardei da minha infância foi o aproveitamento dos restos do almoço e do jantar. A “reciclagem” alimentar era uma das bases do controlo do orçamento familiar. Mas este hábito foi-se perdendo. Para mim, mais do que uma necessidade, é um desafio que me imponho, não diariamente, mas sempre que possível.
Foi o caso com as 2 gemas que sobraram da receita das panquecas de farelo de aveia. Ao olhar para elas lembrei-me da sorveteira que estava há dois anos arrumada no armário, depois de várias tentativas de fazer gelado, mais ou menos falhadas. As 2 gemas transformaram-se num gelado de chocolate, desta vez, bom e cremoso. Prova: desapareceu num instante.
Ingredientes
140 g de chocolate preto
100 g de açúcar
250 ml de natas
200 ml de leite meio gordo
2 gemas
Coloquei as natas, o leite e o açúcar numa panela e levei ao lume até levantar fervura.
Retirei do lume e adicionei o chocolate em pedacinhos e as gemas, mexendo bem para evitar que as gemas coagulem. A mistura deve ser homogénea. Eu passei o creme por um passador para retirar os eventuais grumos.
Coloquei depois a mistura no frigorífico durante 24 horas, enquanto a sorveteira estava no congelador.
Coloquei a mistura na sorveteira e segui as instruções. Ao fim de 45 minutos o gelado estava pronto.
Para quem não tem sorveteira, e após pesquisa na internet, é possível. Coloca-se a mistura numa caixa no congelador e bate-se todas as 2 horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário