domingo, 17 de julho de 2011

Bolo de iogurte

Esta semana apeteceu-me fazer um bolo. Decidi-me por um de iogurte, algo de simples, pois a pastelaria não é o meu forte, mas acima de tudo porque havia muitos iogurtes no frigorífico que tinham de ser consumidos rapidamente.



Ingredientes:


2 iogurtes (usei com pedaços de pêssego)
3 ovos
1/2 copo (de iogurte) de óleo
2 copos (de iogurte) de açúcar
2 copos (de iogurte) de farinha
1 copo (de iogurte) de maizena
1 c. chá de fermento
1 pitada de sal


Numa taça, batem-se os ovos inteiros com o açúcar. Junta-se o iogurte e o sal. Aos poucos, incorpora-se a farinha, onde foi misturado o fermento, e a maizena. Mexe-se até obter uma massa homogénea e sem grumos.
Adiciona-se depois o óleo e mexe-se muito devagar.
Coloca-se a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Cozer em forno médio cerca de 40 minutos.


terça-feira, 12 de julho de 2011

Tapas de pimento e queijo de cabra fresco

Verão significa para mim saladas coloridas e os pimentos são uma parte importante. Eu prefiro os vermelhos e quase todas as semanas o cheiro dos pimentos invade a casa. No final, tenho quase sempre um tuperware com pimentos assados que integro em vários pratos. Já por várias vezes ajudaram-me a improvisar um aperitivo com amigos. 

Desta vez permitiram-me improvisar um almoço, num dia de preguiça culinária.

Ingredientes

Pimentos vermelhos
Pão de forma (2 fatias por pessoa)
Queijo de cabra fresco (1 pequeno por pessoa)
Salada 







 Para os pimentos assados:

Lavar e secar os pimentos. Colocam-se num tabuleiro e assam-se em forno médio até que a pele comece a ficar, ligeiramente, preta. 

Retiram-se e tapa-se o tabuleiro com película transparente ou num saco. A condensação ajuda a retirar a pele e as pevides.





Cortam-se em tiras e põe-se num tuperware. Rega-se com azeite fervido com um dente de alho. Tempera-se com sal e pimenta. Reserva-se no frigorífico. Não poupem no azeite, pois podem usar o excesso de azeite aromático para temperar saladas ou outros pratos. Foi o que fiz.

Num dia de preguiça, peguei em fatias de pão (pão de forma do supermercado). Cortei queijo de cabra e coloquei os pimentos em cima. Reguei com azeite dos pimentos. Acompanhei com salada, temperada com o azeite dos pimentos, sal, pimenta e vinagre branco. Eis o resultado:











Frango com mel, limão, salsa e perfumado com baunilha


Domingo foi dia de almoço em família. Eu decidi fazer frango, mas não o clássico assado. Apetecia-me algo de arrojado, uma versão doce-salgada. Decidi-me pela receita que encontrei no livro "Cuisine Bio", publicado pela editora francesa Marabout, mas adaptei-a.

*A receita original é feita com um frango inteiro e coentros. Mas no congelador só tinha pernas de frango e o meu marido não gosta de coentros. Usei salsa.

Ingredientes (4 pessoas) 

4 pernas de frango*
2 c. sopa de mel
1 vagem de baunilha
1/2 limão
salsa*
1 c. sopa de vinagre balsâmico

Colocar o frango no espeto e levar ao forno (ainda frio). No recipiente para recolher o molho, colocar dois copos de água e a vagem de baunilha aberta. Deixar o forno meio aberto e deixar assar o frango durante hora e meia, regando regularmente com a água com baunilha.

Minutos antes do fim da cozedura do frango, retirar o molho do frango e colocar numa caçarola. Dissolver o suco com o vinagre balsâmico, acrescentar o sumo de limão e deixar engrossar, em lume brando, durante um minuto.

Colocar o frango num prato de servir e regar com o molho. Decorar com a salsa e servir de imediato.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Gelado de chocolate


Uma das ideias que guardei da minha infância foi o aproveitamento dos restos do almoço e do jantar. A “reciclagem” alimentar era uma das bases do controlo do orçamento familiar. Mas este hábito foi-se perdendo. Para mim, mais do que uma necessidade, é um desafio que me imponho, não diariamente, mas sempre que possível. 

Foi o caso com as 2 gemas que sobraram da receita das panquecas de farelo de aveia. Ao olhar para elas lembrei-me da sorveteira que estava há dois anos arrumada no armário, depois de várias tentativas de fazer gelado, mais ou menos falhadas. As 2 gemas transformaram-se num gelado de chocolate, desta vez, bom e cremoso. Prova: desapareceu num instante.

Ingredientes

140 g de chocolate preto
100 g de açúcar
250 ml de natas
200 ml de leite meio gordo
2 gemas

Coloquei as natas, o leite e o açúcar numa panela e levei ao lume até levantar fervura.

Retirei do lume e adicionei o chocolate em pedacinhos e as gemas, mexendo bem para evitar que as gemas coagulem. A mistura deve ser homogénea.  Eu passei o creme por um passador para retirar os eventuais grumos.

Coloquei depois a mistura no frigorífico durante 24 horas, enquanto a sorveteira estava no congelador. 

Coloquei a mistura na sorveteira e segui as instruções. Ao fim de 45 minutos o gelado estava pronto.

Para quem não tem sorveteira, e após pesquisa na internet, é possível. Coloca-se a mistura numa caixa no congelador e bate-se todas as 2 horas.

sábado, 2 de julho de 2011

Panquecas de farelo de aveia com salmão fumado





Calor e mais calor.... por estes dias só me apetecem saladas ou pratos sem grandes preparações. Nada melhor do que este: simples, bom e colorido (e bem os olhos também comem!!!!!!). Eu servi-o como prato principal, mas fará sensação num brunch ou como refeição no escritório.


Ingredientes para 4 panquecas (2 pessoas)

4 c. sopa de farelo de aveia
2 c. sopa de farelo de trigo
1 iogurte natural (tipo grego)
2 claras
um pouco de leite
sal e pimenta q.b.
4 fatias de salmão fumado
sumo de limão

Misturar os farelos, as claras, o iogurte e o leite até obter uma massa homogénea. Temperar com sal e pimenta.


Aquecer uma frigideira, com um pouco de manteiga se não for anti-adesiva. Dividir a massa em quatro partes e deixar cozinhar alguns minutos (varia segundo a espessura da panqueca) dos dois lados. 


Servir cada panqueca com uma fatia de salmão fumado, temperada com sumo de limão e pimenta, e acompanhada de salada (a minha tinha alface, tomate, pepino e rabanete, com uma vinagrete de azeite e vinagre branco).


Bom apetite